Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa aérea é condenada a indenizar consumidor por falha na informação do programa de milhagem

    Decisão do TJSP

    Publicado por Geofre Saraiva Neto
    há 2 anos


    Diante da ausência de comunicação prévia, a 24ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Latam reative imediatamente o programa de fidelidade de um consumidor, que tinha sido cancelado pela empresa sob a alegação de infração ao regulamento.

    Segundo o processo, o consumidor teve o seu programa de milhagem alterado, mas não lhe fora comunicado acerca da alteração. Basicamente, houve a imposição de limite de resgate.

    Mas como o consumidor não foi previamente comunicado, de modo que ele ultrapassou o limite, a LATAM fez o cancelamento temporário da sua conta, impossibilitando novos resgastes, acúmulos e etc.

    Assim, o cliente buscou a justiça e teve o seu pleito atendido, ocasião onde a LATAM foi condenada.

    Conforme o julgador, o consumidor foi motivado por uma “expectativa legítima” ao aderir ao programa de fidelidade, tendo em vista a inexistência, naquele momento, de limite para o resgate das milhas. Sendo assim, as limitações só podem incidir sobre os pontos adquiridos a partir de 12/1/2021, não afetando aqueles já disponíveis e adquiridos nos moldes do regulamento anterior.

    O Magistrado entendeu que a mudança poderia ocorrer de forma unilateral, mas o consumidor deveria ser informado, para que não passasse por uma situação vexatória.

    Fonte

    Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

    Apelação cível nº 1005295-45.2021.8.26.0008


    • Sobre o autorAdvogado, com atuação no direito cível
    • Publicações72
    • Seguidores42
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-aerea-e-condenada-a-indenizar-consumidor-por-falha-na-informacao-do-programa-de-milhagem/1364915936

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)